Como vimos na atividade 1, existem diferentes tipos de problema de convivência que interferem no dia a dia das aulas.
Nesta atividade, as pesquisadoras Adriana Ramos, Soraia Campos e Thaís Bozza compartilham conosco uma breve conceituação sobre os problemas de convivência, contribuindo para seu mapeamento e uma intervenção educativa.
Sugerimos que você assista aos vídeos observando as questões a seguir. Elas podem ser utilizadas como um guia para suas reflexões e anotações em seu caderno.
- Por que é importante mapear os problemas de convivência?
- O que é um ambiente sociomoral cooperativo e por que é importante construí-lo?
- Quais intervenções podem favorecer o desenvolvimento de um ambiente sociomoral cooperativo?
Saiba mais!
O que é um ambiente sociomoral cooperativo?
Segundo Ulisses Araújo, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, um ambiente sociomoral cooperativo oferece condições ideais para que a criança possa superar o egocentrismo, a submissão cega e o respeito unilateral para com os mais velhos, a fim de atingir níveis de moralidade mais autônomos.
O ambiente sociomoral cooperativo é aquele em que se encontram e cultivam as condições que engendram a cooperação, o respeito mútuo, as atividades grupais que favorecem a reciprocidade, a ausência de sanções expiatórias e de recompensas, e onde as crianças têm oportunidade constante de fazer escolhas, tomar decisões e de se expressar livremente.
Fonte: ARAÚJO, Ulisses F. O ambiente escolar cooperativo e a construção do juízo moral infantil: sete anos de estudo longitudinal. Rev. Online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 1-12, fev. 2001. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1067/1082. Acesso em: 19 fev. 2023.