Voltar para Curso

COMO REDUZIR CONFLITOS NA ESCOLA

0% concluído
0/0 Steps
  1. Módulo 1 - Quais são os principais problemas de convivência que você pode encontrar no cotidiano escolar?
    11 Atividades
  2. Módulo 2 – Ferramentas para intervir em problemas de convivência: círculos restaurativos, assembleias e roda de conversa
    9 Atividades
  3. Avaliação
    1 Teste
Progresso de modulo
0% concluído

O que são as situações de transgressão?

São comportamentos contrários ao regulamento interno da escola (mas não ilegais do ponto de vista da lei). Nessa perspectiva, as regras não são compreendidas como mecanismos de repreensão ou controle, mas como parâmetros elaborados pelos educadores em conjunto com os alunos.

Esses parâmetros devem ser respeitados no ambiente escolar, pois objetivam a organização dos trabalhos, a justiça, a convivência e a produção escolar de melhor qualidade.

Como agir na intervenção e na prevenção?

Você deve favorecer e fortalecer a cultura do diálogo, promovendo a reflexão sobre a necessidade da existência das regras e de como seria se as pessoas não as cumprissem.

Para os problemas de convivência em que há violação do regimento escolar, sugerimos algumas práticas bem-sucedidas:

  • implantação de espaços institucionais para discussão e construção coletiva das regras, como as assembleias escolares;
  • rodas de conversa para reflexão coletiva sobre as regras não negociáveis e para revisão das regras negociáveis;
  • propostas de reflexão individualizada, nos casos em que a transgressão ocorre individualmente.

Sobre as assembleias escolares, assista ao vídeo Assembleias escolares na EMEF. Maria Pavanatti Fávaro, Campinas, SP, em que alunos, funcionários, professores e gestores contam sobre a organização das assembleias e as mudanças no clima da escola desde a implantação delas. Vale a pena assistir!

Queremos saber mais sobre você! As assembleias já foram utilizadas na escola em que você trabalha como prática reflexiva e deliberativa para os casos de violação do regimento escolar? Como elas aconteceram? Compartilhe sua experiência pelo e-mail contato@vivescer.org.br ou pelo WhatsApp Vivescer: (22) 98111-3620.