1. Iniciamos a trilha dos problemas de convivência com um mapeamento das situações-problema encontradas no contexto escolar. A partir dos primeiros vídeos e das propostas, realizamos uma breve conceituação com o objetivo de proporcionar maior conhecimento sobre o tema.
2. Refletimos, registramos e realizamos uma primeira diferenciação e caracterização dos problemas de convivência a partir da análise e da reflexão sobre cenas da sala de aula.
3. A partir da leitura atenciosa e criteriosa do artigo O desafio da convivência, foi possível ampliar o conhecimento sobre os problemas de convivência e compreender que as intervenções devem ser distintas para cada situação.
4. Os problemas de convivência foram caracterizados e diferenciados em violência, transgressão, incivilidade, indisciplina e bullying/cyberbullying, a partir de seus elementos-chave. Para cada um desses problemas de convivência, foram apresentadas propostas de intervenção e prevenção como possibilidade de promover a cultura do diálogo e da paz na escola.
5. Além disso, aprofundamos o olhar sobre a ferramenta dos círculos restaurativos, que apresenta bons resultados na intervenção na maioria dos problemas de convivência. As assembleias, como proposta educativa pautada no diálogo e na construção de formas respeitosas de convivência, também foram discutidas no curso.
Agora que você retomou nosso percurso até aqui, avalie sua trajetória no curso Como reduzir conflitos na escola.
Você avaliará o seu processo de construção do conhecimento ao longo do curso Como resolver conflitos na escola.
Para esta atividade, você fará exclusivamente uma parada que tem como objetivo se autoavaliar e compreender sua trajetória. A ideia é que você utilize a rubrica em outras situações, cursos e momentos formativos.
Orientações:
- Após a leitura, reflita e assinale em que nível você se encontra nos critérios descritos na rubrica. Assinale as evidências que estão relacionadas com seu processo (mesmo que não estejam completamente descritas em um único critério). Você pode utilizar caneta marca-texto, lápis de cor, assinatura etc. A ideia é que você consiga visualizar onde está em cada critério e notar o que poderia ter sido feito para gerar mais avanços.
- Reflita sobre as perguntas norteadoras (Por que eu penso estar neste nível?; Como cheguei até aqui?; Como eu pensava sobre esse tema no início do curso e como eu penso agora? e O que posso fazer para avançar no conhecimento em um próximo momento formativo?).
- Registre o que você pode fazer para avançar na construção de seu conhecimento e indique novas evidências no próximo momento formativo.
- Lembre-se: a ideia é que a rubrica avalie o percurso e indique o que pode ser ampliado e aprimorado para o próximo.
Rubrica a ser utilizada: