Olá! É com muita satisfação que convidamos você para começar essa jornada de reflexão sobre acolhimento e estabelecimento de um clima escolar que contribua para o bem-estar de estudantes e professores em sala de aula.
Acolher e ser acolhido são duas faces de uma atividade humana fundamental que nos permite construir relações de pertencimento e de sentido e saberes compartilhados com um grupo. Acolher e ser acolhido são dinâmicas de conexão e reafirmação de laços afetivos e sociais. Diante das múltiplas crises que estamos enfrentando, essas ações nunca foram tão necessárias e urgentes para a sociedade e, particularmente, para a escola.
Para o sistema educacional, a crise pandêmica da COVID-19 marcou por longos períodos de aulas remotas, aguçou antigos desafios da educação e aprofundou desigualdades, ainda hoje não superadas por completo, demandando ações para a recomposição de aprendizagens.
A sala de aula é o espaço em que todas as demandas, novas e velhas, se encontram. Cada professor e cada grupo de alunos, com o apoio da escola e da comunidade, precisa encontrar caminhos para vencer esses obstáculos, a fim de que novas e significativas aprendizagens ocorram. Uma cultura de acolhimento é parte integrante da construção de novos caminhos.
Esse curso é um convite para você analisar os desafios da docência no cenário atual e conhecer propostas de ensino para estabelecer uma cultura compartilhada de acolhimento em sala de aula, a partir da escuta sensível e da construção coletiva de pontos de vista. Também é uma oportunidade para que você se aproprie de ferramentas para intervir e apoiar o fortalecimento de relações cooperativas e solidárias, incidindo no bem-estar dos estudantes e dos professores.
Desejamos um bom curso e que as reflexões, estratégias e ferramentas aqui abordadas possam ajudar seu dia a dia em sala de aula.
Vamos lá?