10. Planejando uma roda de conversa (parte 1) – Tema e encadeamento anterior
Todas as reflexões propostas nas atividades anteriores podem colaborar na construção do planejamento de uma roda de conversa. Para isso, vamos retomar os elementos que discutimos nas atividades anteriores (5 à 8). Eles são pontos de apoio e reflexão para a construção do planejamento de uma roda de conversa que favoreça a troca de pontos de vista e fortaleça relações de empatia, uma alternativa para dar sequência a situações nas quais a troca de ideias foi difícil para os alunos, como na atividade de História do episódio de Pedro e Bianca.
Primeiro, vamos relembrar nosso ponto de partida. No episódio “Guerra dos Quartos”, da série Pedro e Bianca, há uma cena de sala de aula em que o debate que a professora de História havia planejado sobre o conflito Israel-Palestina é impossibilitado pela atitude da turma. Ela, então, intervém, substituindo a atividade por uma pesquisa. Podemos imaginar que na apresentação das pesquisas vai haver uma troca de ideias e explicitação de pontos de vista.
Nossa proposta é planejar uma roda com base em um primeiro movimento de pesquisa dos alunos. O tema da roda é aquele que melhor conversa com seus objetivos e conteúdos de ensino e com sua turma.
O primeiro passo é definir um tema de pesquisa para os alunos se dedicarem. Depois, defina se a atividade será feita em duplas ou em grupos, quanto tempo os estudantes terão para se dedicar a ela e como devem organizar as informações. Não se esqueça de retomar as orientações gerais sobre procedimentos de pesquisa.
Dica: Escolha um tema que desperte a curiosidade para a faixa etária e as características de sua turma. Assim, a troca de ideias na roda vai ser mais interessante e envolvente.
Você pode usar o template que encontra clicando aqui para registrar seu planejamento. Vamos seguir esse processo nas atividades 11, 12 e 13.