Voltar para Curso

ACOLHIMENTO E BEM-ESTAR NA SALA DE AULA

0% concluído
0/0 Steps
  1. Módulo 1 - A cultura escolar de acolhimento
    4 Atividades
  2. Módulo 2 - Roda de conversa e feedback
    13 Atividades
  3. Módulo 3 - Ferramentas para uma cultura de acolhimento
    4 Atividades
  4. Módulo 4 - Clima escolar: acolhimento e bem-estar
    5 Atividades
  5. Avaliação
    1 Teste
Progresso de modulo
0% concluído

Mas o que são assembleias escolares? As assembleias são o momento institucional da palavra e do diálogo. O momento em que o coletivo se reúne para refletir, tomar consciência de si mesmo e transformar tudo aquilo que os seus membros consideram oportuno. É um momento organizado para que alunos e alunas, professores e professoras possam falar das questões que lhes pareçam pertinentes para melhorar o trabalho e a convivência escolar (PUIG, 2000).

As rodas de conversa, que exploramos no módulo 2, podem assumir o formato de uma assembleia de sala, na qual o grupo se reúne para falar das questões importantes relacionadas a convivência entre pares e, ao mesmo tempo, tomar consciência de si mesmos, tanto no plano individual, como na relação entre colegas. As assembleias se estruturam, assim, em torno de uma questão que demanda uma resolução imediata, e que interessa ao coletivo da sala. 

A partir da metodologia das assembleias escolares, garante-se um “espaço – tempo” para resolução de conflitos e problemas que emergem na sala de aula e na escola. As assembleias conduzem o sujeito a se deparar com as diferenças e semelhanças de opiniões e ideias sobre determinado tema e “obriga-os” a comparar, descobrir, ressignificar, compreender, agir, buscar alternativas e a refletir sobre eles mesmos e sobre os demais. O conflito torna-se, portanto, a matéria prima para a constituição psíquica, cognitiva, afetiva, ideológica e social (ARAÚJO, 2008).

Araújo, Ulisses F. em Resolução de conflitos e assembleias escolares, Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel, julho/dezembro 2008.

O processo central para as assembleias de lidar com as diferenças e construir um encaminhamento comum que contemple essas diferenças e promova uma convivência mais respeitosa e cooperativa, tem potenciais importantes na construção de práticas de acolhimento e bem-estar em sala de aula, como:

1. ampliar o desenvolvimento moral autônomo de alunos e professores; 

2. diminuir a violência e a indisciplina na escola; 

3. desenvolver o senso de colaboração e cooperação entre os indivíduos; 

4. situar o aluno como agente ativo e transformador das relações na escola, e

5. trazer para o aluno o senso de responsabilidade pelas relações que se estabelecem dentro da escola.

Conheça aqui um planejamento detalhado de assembleia escolar e observe, no vídeo abaixo, como a professora Dora utiliza esta ferramenta com sua turma.

Tanto o planejamento como o vídeo são apoios importantes para você instituir a prática na sua sala de aula.