Voltar para Curso

ACOLHIMENTO E BEM-ESTAR NA SALA DE AULA

0% concluído
0/0 Steps
  1. Módulo 1 - A cultura escolar de acolhimento
    4 Atividades
  2. Módulo 2 - Roda de conversa e feedback
    13 Atividades
  3. Módulo 3 - Ferramentas para uma cultura de acolhimento
    4 Atividades
  4. Módulo 4 - Clima escolar: acolhimento e bem-estar
    5 Atividades
  5. Avaliação
    1 Teste
Progresso de modulo
0% concluído

O bem-estar de alunos e professores é um elemento importante para a qualidade do ensino e das relações de aprendizagem, segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). E é favorecido e alimentado por uma cultura de acolhimento.

O acolhimento se concretiza no cotidiano das escolas por meio da escuta qualificada e da capacidade de construir caminhos em comum. Ele se  torna uma cultura ao permear e imprimir uma atitude acolhedora que caracteriza as relações na sala de aula e em toda comunidade escolar. Esse modo ético de se relacionar, é expresso na construção de redes de formação de compromissos para o equacionamento e resolução de necessidades reais. Essas redes, por sua vez, se estendem, por ressonância, para toda a comunidade dentro e fora da unidade escolar.

É importante acentuar que é a partir de uma escuta qualificada que ocorre a construção de vínculos e a criação de redes e coletivos implicados com essa ética. São as posturas de escuta ativa, do olhar atento às necessidades apresentadas pelos professores, educandos e familiares, que efetivam a formação de relações de confiança necessárias para o sentimento de pertencimento e bem-estar dentro da escola e sala de aula.

Portanto, para que o acolhimento aconteça como cultura na escola, é imperativo que se incluam as diferenças apresentadas pelos vários componentes da comunidade escolar. Ou seja: a inclusão de seus saberes, e o reconhecimento das suas potencialidades. Nesse sentido, uma atitude acolhedora é atenta e permeável à diversidade cultural, racial e étnica. Portanto, o acolhimento pensado como cultura requer que se exercite, de forma coletiva, uma abertura para reconhecer que o outro carrega consigo uma fonte de percepção diferente e sempre pode contribuir.

Agora, te convidamos a refletir sobre como a cultura de acolhimento pode se fortalecer em sua escola, a partir das perguntas abaixo:

  • Que caminhos em comum é preciso construir?
  • Como cuidar da construção de vínculos de afeto e cooperação?
  • Como estar atento e permeável à diversidade cultural, racial e étnica?
  • Como criar espaços para convidar e acolher a contribuição de cada um?