0% concluído
0/0 Steps
  1. Experiências Emocionais
    16 Atividades
  2. Estilos de Aprendizagem
    16 Atividades
  3. Conexão e Abertura
    16 Atividades
  4. Sistemas
    16 Atividades
  5. Avaliação
    1 Teste
modulo 3, Atividade 7
Em andamento

7. Linguagem corporal: uma reflexão

Progresso de modulo
0% concluído

Somos fascinados com o tema da linguagem corporal. É interessante observar a comunicação não-verbal principalmente porque sabemos que um sorriso (ou a falta dele), uma piscadela, um aperto de mão forte, ou fraco, está dizendo muita coisa sobre o outro – e sobre nós também. Muitos estudiosos buscam mostrar como a linguagem corporal afeta nosso julgamento a respeito dos outros e o modo pelo qual uma postura corporal de confiança pode até chegar a definir coisas importantes, como a vaga em um emprego, por exemplo.

Você já deve ter ouvido falar que braços cruzados mostram sentimentos de defesa e de fechamento para a interação social ou que sacudir as pernas de forma rápida pode ser um sintoma de ansiedade e nervosismo. Como educadores, observar a nossa postura corporal e também a de nossos alunos pode nos dar muitas pistas de como eles estão se sentindo e de como está a nossa comunicação não verbal com a turma.

Você se lembra da tabela de observação em relação à sua postura e expressões faciais da atividade anterior?

Queremos te convidar a revisitá-la, refletindo sobre o que o seu corpo está comunicando às pessoas com as quais você se relaciona, no intuito de ajudá-lo a perceber se sua postura e/ou expressões estão contribuindo para o estabelecimento de um clima de conexão e abertura em sala de aula, ou dificultando-o.

Olhando novamente a tabela que você preencheu, responda as seguintes perguntas em seu caderno:

  1. Normalmente, a sua feição é mais sorridente, ou mais séria e fechada?
  2. Como você permanece a maior parte do tempo quando está em sala de aula: sentado, distante dos alunos, ou você procura caminhar entre eles, estando mais próximo da turma?
  3. Seu peito e costas estão a maior parte do tempo curvados e fechados, ou a sua postura é mais ereta, demonstrando abertura corporal para a turma?
  4. Quais outras observações ou características você pôde perceber em relação a sua postura corporal e expressões faciais?
  5. Que relações você pode estabelecer entre a sua postura corporal e expressões faciais e o nível de conexão e abertura que você tem com seus alunos?