Voltar para Curso

ACOLHIMENTO E BEM-ESTAR NA SALA DE AULA

0% concluído
0/0 Steps
  1. Módulo 1 - A cultura escolar de acolhimento
    4 Atividades
  2. Módulo 2 - Roda de conversa e feedback
    13 Atividades
  3. Módulo 3 - Ferramentas para uma cultura de acolhimento
    4 Atividades
  4. Módulo 4 - Clima escolar: acolhimento e bem-estar
    5 Atividades
  5. Avaliação
    1 Teste
Progresso de modulo
0% concluído

Na atividade anterior, você foi convidado a refletir sobre como as rodas de conversa podem apoiar a construção de relações de empatia. Sabemos que essa contribuição depende da qualidade das trocas que ocorrem ao longo da roda. Por isso, vale a pena olhar de perto os critérios para organizar e avaliar uma roda de conversa e os combinados para que as rodas favoreçam relações de empatia.

Critérios para organizar uma roda de conversa

  • Combine previamente o tema da roda de conversa com a turma, destacando que há muitas formas diferentes de enxergar esse tema.
  • Explicite que o objetivo da roda é tanto explicar seu próprio ponto de vista para os colegas, quanto tentar compreender o ponto de vista deles sobre o tema.

Combinados para que as rodas de conversa favoreçam relações de empatia

  • Fale para os alunos que a regra básica da roda é respeitar as diferentes perspectivas. Isso significa que há mais de uma forma de ver um mesmo tema ou evento. Diferentes pontos de vista podem coexistir.
  • Explique que os diferentes pontos de vista nos ajudam a ter uma compreensão mais ampla e complexa sobre aquilo é discutido na roda.
  • Combine com a turma sobre como pedir a palavra. Por exemplo, levantar a mão ou escrever o nome em uma lista das próximas pessoas que vão contribuir com suas ideias na roda.
  • Compartilhe procedimentos para ninguém esquecer o que se quer falar com base na fala de um colega. É possível, por exemplo, anotar ideias principais do que se quer falar ou anotar perguntas que quer fazer ao colega.
  • Lembre-se de que o seu ponto de vista, professor, tem um peso maior, muitas vezes, para os alunos. É importante, então, evitar de compartilhá-lo na roda a fim de favorecer a construção de argumentos e procedimentos de escuta da turma.

Critérios para avaliar a roda de conversa

  • Foi possível abrir espaço para que pontos de vista diferentes fossem expressos e compreendidos?
  • A roda permitiu a construção de algo novo e significativo para o grupo?
  • A roda contribuiu para um maior senso de pertencimento entre os alunos integrantes do grupo?