Voltar para Curso

COMO REDUZIR CONFLITOS NA ESCOLA

0% concluído
0/0 Steps
  1. Módulo 1 - Quais são os principais problemas de convivência que você pode encontrar no cotidiano escolar?
    11 Atividades
  2. Módulo 2 – Ferramentas para intervir em problemas de convivência: círculos restaurativos, assembleias e roda de conversa
    9 Atividades
  3. Avaliação
    1 Teste
Progresso de modulo
0% concluído

Este exercício foi pensado para você colocar em prática seus conhecimentos sobre os problemas de convivência estudados. Para cada cena apresentada, anote em seu caderno se ela é um exemplo de:

  • indisciplina;
  • incivilidade;
  • violência;
  • transgressão;
  • bullying/cyberbullying.

Cena 1: Algumas meninas se incomodam com a beleza de Fernanda. Além disso, ela tira boas notas e é frequentemente elogiada pelos professores, o que irrita as meninas. Um dia, durante o intervalo das aulas, as meninas agridem Fernanda com palavras e, enquanto algumas a seguram com força (o que deixa um hematoma em seu braço), outras cortam uma mecha grande de seus cabelos e rasgam seus materiais.

Cena 2: A professora de Literatura solicitou aos estudantes que fizessem a leitura prévia de um texto, com uma semana de antecedência, para que pudessem apresentar os principais pontos abordados pelo autor. Entretanto, um grupo de alunos não leu o texto e se mantive reunido, rindo e provocando outros alunos durante a aula.

Cena 3: Algumas alunas da classe de Mariana criaram uma página no Instagram para postar “memes” em que ela aparece com vários garotos.

Cena 4: Mesmo sabendo que não faz parte do uniforme escolar, Arthur vem vestido frequentemente com a camiseta de seu time, o que gera várias anotações no registro da escola.

Cena 5: Diariamente, a professora Diana entra na sala dos professores e diz “bom dia”, porém, mesmo com muitos na sala, ninguém responde.

Agora, compare suas respostas com o gabarito a seguir. O objetivo é que você faça uma autoavaliação sobre a compreensão dos problemas de convivência e suas naturezas, para que você possa, nas próximas atividades, propor intervenções possíveis para cada situação. 

Anote 1 ponto para cada cena cuja avaliação você acertou.

GABARITO

Cena 1: ( x ) violência – 1 ponto

Por que se trata de uma cena de violência? Porque não temos mais informações e indícios que permitam definir se ela é um ato pontual – embora grave – de violência ou se é algo recorrente no grupo citado.

Cena 2: ( x ) indisciplina – 1 ponto

Por que se trata de uma cena de indisciplina? Porque o grupo de alunos não realiza uma tarefa acordada na sala de aula e se comporta de forma a atrapalhar o andamento da aula e a aprendizagem de toda a turma.

Cena 3: ( x ) bullying/cyberbullying – 1 ponto

Por que se trata de uma cena de bullying/cyberbullying? Essa cena foi caracterizada como cyberbullying pela manipulação e pela exposição da imagem de Mariana diante das muitas pessoas que acessam essa página do Instagram, causando consequências muito danosas.

Cena 4: ( x ) transgressão – 1 ponto

Por que se trata de uma cena de transgressão? Porque se relaciona com o descumprimento de uma regra da escola: o uso do uniforme.

Cena 5: ( x ) incivilidade – 1 ponto

Por que se trata de uma cena de incivilidade? Porque uma regra da boa educação e da boa convivência cidadã (responder a uma saudação) é ignorada pelo grupo.

Agora, some seus pontos e veja a seguir como está seu conhecimento sobre os problemas de convivência escolares.

5 pontos – UAU! Você conseguiu compreender que os problemas de convivência possuem naturezas distintas. Parabéns! Isso será importante para que você possa entender as diferentes formas de abordá-los e de intervir. 

3 ou 4 pontos – OLHA SÓ! Você já identificou boa parte dos problemas de convivência, distinguindo-os, mas seria importante retomar os que não conseguiu identificar.

2 pontos – VAMOS LÁ! É difícil mesmo distinguir os problemas de convivência. Nem sempre, nos primeiros estudos, isso é possível. Por isso, recomendamos que você retome a leitura do texto O desafio da convivência e releia as situações que não conseguiu acertar.

1 ou 0 ponto – PUXA! É importante você retomar o estudo do artigo O desafio da convivência. Sabemos como muitas vezes essa diferenciação é complexa, mas entendemos a necessidade de uma revisão.

Para contribuir com uma maior compreensão do tema, apresentamos para você alguns vídeos curtos em que as pesquisadoras Soraia Campos e Thaís Bozza comentam essas cenas. Vamos assisti-los

Saiba mais!

Problemas de convivência

A seguir, você encontra um pequeno acervo com artigos, dissertações e teses que poderão ajudar a aprofundar seus estudos sobre os problemas de convivência e qualificar sua prática educativa.

ALMEIDA, M. T. Conflitos entre alunos de 13 e 14 anos: causas, estratégias e finalizações. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1626507. Acesso em: 19 fev. 2023. 

MARQUES, C. A. E. Conflitos entre alunos de 11 e 12 anos: causas, estratégias e finalizações. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1625965. Acesso em: 19 fev. 2023.

MARQUES, C. A. E.; SILVA. L. M. F.; OLIVEIRA, M. T. A.; VINHA, T. P. Para compreender a provocação na escola. Revista Pátio, Porto Alegre, n. 76, p. 44-47, nov./jan. 2015-2016.

GARCIA, J. Indisciplina e violência nas escolas: algumas questões a considerar. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 9, n. 28, p. 511–523, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3307. Acesso em: 19 fev. 2023.

RAMOS, A. M. As relações interpessoais em classes difíceis e não difíceis do ensino fundamental II: um olhar construtivista. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Educacional) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620140. Acesso em: 19 fev. 2023. 

SILVA, L. M. F. Conflitos entre alunos de 8 e 9 anos: causas, estratégias e finalizações. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1625589. Acesso em: 19 fev. 2023.

VINHA, T. P. Os conflitos interpessoais na escola. In: Os conflitos interpessoais na relação educativa. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. p. 31-155. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593917. Acesso em: 19 fev. 2023.