0% concluído
0/0 Steps
  1. Significado
    16 Atividades
  2. Coerência
    16 Atividades
  3. Ética
    16 Atividades
  4. Perspectiva Global
    16 Atividades
  5. Avaliação
    1 Teste
modulo 2, Atividade 3
Em andamento

3. Papéis como forma de expressar o propósito

Progresso de modulo
0% concluído

Um dos equívocos comuns sobre propósito de vida é considerá-lo como algo grandioso, que é perseguido e realizado apenas por poucas figuras proeminentes, como santos ou religiosos, figuras históricas, grande cientistas ou ganhadores do Prêmio Nobel, grandes pacifistas ou abnegados defensores das mais diversas causas que são admirados por tantos.

Quando pensamos assim, logo achamos que propósito de vida “não é algo pra mim, minha vida é mais simples do que a destas pessoas.”.

Mas essa crença é ilusória. Viver segundo um propósito de vida é algo natural que pode ser exercido em todos os nossos papéis cotidianos, sejam eles profissionais ou pessoais. Sempre que estamos exercendo estes papéis no melhor da nossa consciência – utilizando os nossos talentos, valores e princípios – estaremos promovendo relações restauradoras e satisfatórias para todos, que geram impacto positivo que se reverbera além de nós mesmos. E isso é gratificante.

Então, a melhor forma de encontrar meios para expressar o nosso propósito de vida é identificar e avaliar a qualidade dos papéis que estamos desempenhando atualmente, e entender aqueles que estão mais sobrecarregados e aqueles mais negligenciados, promovendo pequenos ajustes que podem liberar os nossos melhores dons a serviço de nós mesmos, dos outros e da sociedade.

E quais são os nossos papéis? Naturalmente, os papéis de vida são muitos e variados de pessoa para pessoa, e também nas fases das nossas vidas.

Alguns papéis mais comuns que exercemos são:

  1. O Papel no Autodesenvolvimento – é um papel que exercemos como compromisso com nós mesmos em primeiro lugar. Todas as vezes que nos responsabilizamos pelo cuidado com nossa saúde, corpo, emoções, mente e alma, e sempre que buscamos nos aperfeiçoar e amadurecer, estamos exercendo este papel.
  2. Papéis na Família de Origem – todos nós somos filhos de alguém e fomos cuidados e criados por nossos pais ou outros tutores, na ausência dos pais biológicos. Em ambos os casos temos papéis como filhos, e os exercemos honrando a vida que nos foi dada e a criação que nos foi oferecida.
  3. Papel de Cônjuge – quase todos exercemos em grande parte da nossas vidas, o papel de parceiro afetivo e sexual dentro de um casal. Além da satisfação de uma vida amorosa saudável, um relacionamento afetivo é uma das maiores oportunidades de duas pessoas crescerem e se desenvolverem mutuamente.
  4. Papel de Pai ou Mãe – o amor materno ou paterno é uma das experiências mais gratificantes da vida, mas exercer o papel de pai ou mãe é, ao mesmo tempo, uma das tarefas mais difíceis e desafiadoras. Os pais devem oferecer um ambiente familiar seguro e a estrutura necessária para o desenvolvimento dos filhos.
  5. Papel de Cidadão – é o papel de participar ativamente da construção coletiva de bem-estar social, seja na sua rua, seu bairro, cidade, estado, país ou planeta. Quando optamos por seguir as boas regras de convívio, respeitando os demais cidadãos, exercemos nosso voto com consciência, nos envolvemos em associações e campanhas para melhorias das condições da sociedade em qualquer nível, estamos exercendo o papel de cidadão.
  6. Papel Profissional – quase todos nós, adultos funcionais, exercemos um papel profissional, que é um dos mais importantes veículos de expressão do nosso propósito, pois passamos mais tempo trabalhando do que fazendo qualquer outra coisa. Trabalhar é estar a serviço dos outros e da sociedade, e é uma grande oportunidade para desenvolver responsabilidade, organização, habilidades interpessoais, liderança e criatividade.

Você, como educador, exerce um importante papel na sociedade, contribuindo na formação de crianças, jovens e adultos, preparando-os para se desenvolverem como indivíduos e profissionais e desta forma, oferecerem seus dons e potenciais para o desenvolvimento da sociedade.

Além destes papéis clássicos, há muitos outros que podemos considerar: membro de uma banda ou time esportivo, vizinho, amigo, investidor, consumidor, eleitor, entre muitos outros possíveis.

Ao ler sobre os diversos papéis, você já deve estar pensando sobre como anda exercendo esses papéis em sua vida, certo? No próximo tópico, vamos aprofundar esse tema através de um exercício. Vamos lá?