0% concluído
0/0 Steps
  1. Experiências Emocionais
    16 Atividades
  2. Estilos de Aprendizagem
    16 Atividades
  3. Conexão e Abertura
    16 Atividades
  4. Sistemas
    16 Atividades
  5. Avaliação
    1 Teste
modulo 1, Atividade 14
Em andamento

14. Práticas para apoiar a construção de competências 1: As assembleias escolares

Progresso de modulo
0% concluído

As assembleias escolares já estão presentes em muitas escolas e são um excelente recurso para construção de relações mais justas, mais respeitosas, mais solidárias e mais saudáveis na escola, um espaço seguro para falar sobre as emoções.

Assembleias Escolares

Mas o que são assembleias escolares? As assembleias são o momento institucional da palavra e do diálogo. O momento em que o coletivo se reúne para refletir, tomar consciência de si mesmo e transformar tudo aquilo que os seus membros consideram oportuno. É um momento organizado para que alunos e alunas, professores e professoras possam falar das questões que lhes pareçam pertinentes para melhorar o trabalho e a convivência escolar (PUIG, 2000).

Além de ser um espaço para a elaboração e reelaboração constante das regras que regulam a convivência escolar, as assembleias propiciam momentos para o diálogo, a negociação e o encaminhamento de soluções dos conflitos cotidianos. Dessa maneira, contribuem para a construção de capacidades psicomorais essenciais ao processo de construção de valores e atitudes éticas.

Araújo, Ulisses F. em Resolução de conflitos e assembleias escolares, Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel, julho/dezembro 2008.

As assembleias são uma prática que contribui para o desenvolvimento de muitas das competências gerais da BNCC, uma vez que, através delas, os alunos ganham espaço para se colocar – argumentando para defender seu ponto de vista – , para ouvir – considerando o ponto de vista do outro e procurando conectar-se com o que o outro sente –  e para buscar pontos em comum e soluções que representem o melhor caminho para solução dos conflitos e questões identificadas pela turma. Assim, vivem um processo que apoia a construção de empatia, cooperação, argumentação, autoconhecimento, responsabilidade, comunicação, cidadania e assim por diante.

Dora, uma professora de 5o ano do Ensino Fundamental da rede pública de Itirapina, que já integrou a prática das assembleias escolares no cotidiano de seus alunos, compartilha neste vídeo como organizá-las. 

Ficou interessado em fazer uma assembleia com seus alunos? Clicando na imagem abaixo, você encontra o passo-a-passo: