0% concluído
0/0 Steps
  1. Experiências Emocionais
    16 Atividades
  2. Estilos de Aprendizagem
    16 Atividades
  3. Conexão e Abertura
    16 Atividades
  4. Sistemas
    16 Atividades
  5. Avaliação
    1 Teste
modulo 1, Atividade 15
Em andamento

15. Práticas para apoiar a construção de competências 2: A meditação guiada

Progresso de modulo
0% concluído

Nesta atividade, vamos examinar outra prática para a construção de competências, exercitando o autoconhecimento e o autocuidado

Exercícios de meditação, respiração e relaxamento são muito importantes. Frequentemente somos expostos a situações que nos causam estresse e ansiedade e ferramentas que nos ajudem a concentrar, acalmar a mente e controlar as emoções são muito úteis.

Para as crianças, a meditação também é valiosa. Segundo Dalai Lama, se toda criança de 8 anos meditasse, acabaríamos com a violência do mundo em uma única geração.

As crianças que meditam, segundo especialistas, têm mais foco e concentração, são mais relaxadas, receptivas e confiantes, se relacionam melhor com o próximo, são menos competitivas, têm menos tendência a adoecer, descobrem mais cedo seus potenciais criativos, tornando-se adultos mais realizados. Por esta razão é que muitos países estão incluindo exercícios de meditação em seus currículos. A prática é recomendada desde muito cedo, podendo ser feitas com alunos a partir dos 3 anos.

No vídeo abaixo você conhecerá uma experiência da professora Iriana, com sua turma do 2o ano do Ensino Fundamental. Ela  realiza, em sala de aula, um exercício de meditação apoiado por um spray de aromaterapia e música clássica. Mas veja só, a prática da visualização guiada não beneficia apenas crianças pequenas. Ela serve para todas as idades (inclusive para nós adultos). Caso queira realizar essa meditação com seus alunos, você encontra o texto da visualização guiada feita por Iriana clicando aqui. Você pode adaptá-la de acordo com a faixa etária de seus alunos. 

Embora os recursos do spray e da música clássica utilizados pela professora potencializem a prática de meditação, é possível propor o exercício tendo apenas um deles como apoio, ou nenhum, pois eles não impedem que os alunos colham os benefícios de uma meditação, sendo mais importante começar com a prática e ir propondo variações para entender qual o formato mais adequado e possível para seus alunos. 

No vídeo a seguir, você acompanha outras duas experiências que trazem a meditação para a sala de aula, compartilhadas pela professora de meditação Daniela Degani, da MindKids, e pela coordenadora e professora Laura Marquesini Sanches, da E. E. Major Arcy:

Outra opção para começar este tipo de prática com seus alunos é através da leitura do livro Quietinho Feito Um Sapo, de Eline Snel. Ela é uma terapeuta holandesa especializada em trabalhar com meditação em escolas e conta um pouco sobre este trabalho no vídeo que você encontra aqui. O primeiro capítulo livro está disponível em português, acessando a página especial da editora Rocco.